Novidades

A utilização de piercing já é moda e virou mania, porém, se não forem tomados os devidos cuidados durante o processo de perfuração, colocação e cicatrização, pode virar um problema de saúde.

Em alguns casos os piercings podem provocar reação alérgica ou dermatite de contato devido ao material utilizado. Casos assim devem ser acompanhados de perto por um dermatologista e nunca auto medicados apenas com pomadas cicatrizantes, muitas vezes indicadas pelos próprios profissionais que fazem a perfuração. Se não for tratado corretamente pode causar má cicatrização e até quelóide, em pessoas predispostas. Também há o risco de surgimento de condrite, espécie de inflamação na área da cartilagem, com a perfuração do piercing. A inflamação pode estar relacionada à própria debilidade do organismo da pessoa ou à pele mais sensível, além da falta de cuidados básicos de higiene. O tempo médio de cicatrização varia para cada pessoa.

 

O processo de cicatrização após a colocação de um piercing acontece da seguinte maneira: após a perfuração e colocação da jóia - esta que é considerada um corpo estranho no organismo humano - o tecido ao redor da mesma, começa um processo de epitelização: formação de um tecido novo queratinizado em volta da jóia. Durante esse processo é normal a produção de líquidos ou secreções de cor clara, transparente ou levemente amarelado . Essas secreções são resultado do sistema imunológico reagindo com o corpo estranho ( jóia ) e sobre as bactérias e outros organismos presentes nos diversos tecidos corporais. É claro que cada tecido cicatriza de uma maneira.

Em todos os tipos e locais dos piercings, é normal ocorrer coceira, secreções, vermelhidão, inchaço ou mesmo um pequeno hematoma, sendo que esses sintomas podem resistir por algumas semanas.
Nos mamilos, a coisa pode complicar um pouquinho. A jóia pode causar abscesso de mama, devido a secreção acumulada pelo processo inflamatório. Ao contrário do que muitos pensam, a colocação de piercing nos mamilos não atrapalha a amamentação.

Tempo de cicatrização: nariz, um mês; queixo, uma a duas semanas; lábios, de uma a duas semanas; sobrancelha, de uma a duas semanas; umbigo, de seis meses a um ano; mamilo, de uma a duas semanas.

 

Para colocar um piercing com segurança seguem algumas dicas:

  • Conferir se o local escolhido para o procedimento tem autorização para funcionar, expedida pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária.
  • Certifique-se que suas vacinas estão em dia.
  • Verificar se a pele do local escolhido para colocação do piercing está sadia, sem doenças, alergias ou queimaduras.
  • Verificar se o ambiente onde o profissional atua é higiênico , e se existem fotos disponíveis de clientes que já realizaram o procedimento para avaliar e conhecer o profissional que vai colocar o piercing.
  • Conhecer como é realizada a limpeza, higienização e esterilização do material utilizado.
  • Utilizar agulhas e lâminas descartáveis.
  • Após a colocação do piercing, se ocorrer reação no local, febre ou outros sintomas, procure avaliação médica

 

Cuidados que você deve ter com sua Saúde:

  • Água do mar, de piscina, não combinam com piercing durante o período de cicatrização.
  • Principalmente quem coloca a jóia no umbigo, deve ficar longe da academia por, pelo menos, duas semanas. Mesmo assim, quando voltar às atividades físicas normais, deve evitar ao máximo qualquer exercício de extensão ou flexão na região abdominal, pois pode haver uma agressão local, levando a um processo inflamatório. Isso, claro, até a cicatrizar totalmente. Após esse período os exercícios estão liberados.
  • Atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides, irritação da pele, formando um vermelho escuro ao redor do piercing e até levar a uma rejeição.
  • Evite sauna e excesso de sol.
  • Use sempre roupas limpas e confortáveis.
  • O local perfurado deve ser limpo com soro fisiológico e sabonete anti-séptico.
  • Evite roupa justa e sintética que fique em contato com piercing, pois dificultam a respiração da pele.
  • Estresse, má alimentação, uso de drogas e álcool ou doença, podem prolongar o período de cicatrização.

 

Cuidados com o seu Piercing

Para manter a beleza, o brilho e a integridade do seu piercing é fundamental tomar os seguintes cuidados: 

  • Evite contato com produtos corrosivos como perfumes, cremes, hidratantes e cosméticos em geral. Coloque o acessório somente depois que o produto tiver sido completamente absorvido pela pele.
  • Retire as peças para tomar banho de chuveiro, piscina ou mar. O cloro contido na água pode danificar a peça. O sal da água do mar também danifica seu piercing.
  • Evite utilizar na praia, pois o sol, a água do mar e, principalmente, o protetor solar danificam as peças.
  • Tome cuidado especial com as pedras, pois uma batida ou queda poderá danificá-las.
  • Guarde suas peças em local seco, escuro e individualmente para evitar o atrito direto para que não risquem. O atrito com outras peças ou material metálico pode causar danos ao banho da peça.
  • Em regiões de muito calor ou umidade é muito importante lavar e limpar sempre que utilizar suas peças, secando-as bem logo em seguida.
  • O excesso de ácido úrico também é responsável por acelerar o processo de oxidação, a peça perde sua cor original, sendo comum nestes casos observarmos um tom avermelhado e a perda da camada de folheação (ouro/prata/ródio), não tem a ver com o processo de fabricação ou com a qualidade da peça. Por este motivo nenhuma loja, seja física ou online, oferece garantia em relação ao escurecimento das peças ou perda da folheação.
  • Evite usar suas joias na academia pois o suor contem ácido úrico que ajuda na oxidação da sua peça.
  • Não utilizar autoclave nos piercings que contenham algum tipo de banho. Antes de utilizar lave bem com água e sabão neutro, ou utilize um antisséptico sem álcool.
  • Faça sempre uma boa limpeza da área ao redor do piercing com sabonete neutro e cotonetes para evitar o acúmulo de sujeira que deixa a joia com coloração esverdeada e acelera o processo de oxidação. Ela também pode ser feita com uma flanela seca, ou a flanela mágica.

 

Tomando esses simples cuidados seu piercing vai durar por muito tempo !!!

 

Aproveite e clique aqui para conferir as novidades da nossa loja!